Leitores

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Feriado

Dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro. Como trabalhador deste Município, hoje estou em casa pensando o que fazer para curtir este feriado. Não havia muitas opções, mas não queria ficar em casa. Abri a carteira e constatei que eu tinha o suficiente para chegar a algum caixa-eletrônico e retirar mais dinheiro. Fiz alguns telefonemas, recrutando amigos para algum passeio, mas todos já tinham seus planos para aquele dia de sol. Resolvi me arriscar, então tomei banho, coloquei uma roupa e fui pra rua. Decidi passar na casa de meu pai, para dar um oi antes de seguir para... Para onde? Encontrei meu pai com a barriga encostada na pia da cozinha tentando amarrar um saquinho de sacolé, depois de enchê-lo com suco de manga. Meu pai não parecia levar muito jeito com aquilo. Ofereci ajuda e ele explicou que resolveu fazer sacolé para se refrescar por conta do imenso calor que vem fazendo esses dias. Perguntei quantos ele já havia feito e ele respondeu com a testa suada: “Se eu conseguir amarrar, este será o primeiro.”
Percebendo que o suco de manga estava mal batido (o liquidificador de meu pai precisa se aposentar), resolvi levá-los comigo (suco, manga, meu pai...) para minha casa. Chegando lá, bati o suco novamente, desta vez com meu liquidificador. Meu pai ficou encarregado de abrir os sacos enquanto eu os enchia e os amarrava. Fizemos dezenas de sacolés e os colocamos no congelador. Para passar o tempo, ficamos conversando e rindo e, quando nos demos conta, já estava de tardinha e os sacolés devidamente congelados. O papo seguiu até a noite e só fomos interrompidos pelo som do meu telefone tocando. Era um amigo meu perguntando se eu estava a fim de dar uma volta. Respondi que não daria, pois eu já tinha compromisso. Acabei passando meu feriado em casa mesmo, mas em boa companhia e a sensação de que aproveitei da melhor forma possível. Tive a impressão que o dia passou muito rápido, mas com sabor de manga gelada.

Nenhum comentário: