Leitores

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Heroísmo e Justiça

A vida não é justa.
A morte muito menos.
Meu pai nunca soube o que é vida fácil. Desde criança trabalhou duro para levar comida para casa. Percorria quilômetros para buscar água. Aprendeu o ofício de ladrilheiro e dessa forma sustentou esposa e filhos. Sempre tive uma meta em minha vida: oferecer a meu pai uma vida mais confortável. Dar a ele o descanso que nunca se deu ao direito. Fiz o que pude, mas sempre fica aquela sensação de que eu poderia ter feito um pouco mais. Se for para levar em conta o merecimento de meu pai, meus esforços sempre ficariam aquém de seu mérito.
O descanso chegou até meu pai de maneira compulsória. O sono pesou em seus olhos e o levou forçosamente a um repouso profundo e irretornável.
Meu pai foi sepultado em um domingo de sol, sem direito a clichês cênicos, sem lirismos ou luxo. Tudo muito simples, exatamente como ele gostaria que fosse. Se houvesse justiça, a morte deste gigante não passaria despercebida aos olhos do mundo. Se houvesse justiça seu corpo seria transportado com honras de Estado em um ataúde de mármore carrara, mogno e ouro sobre um caminhão do Corpo de Bombeiros cercado por uma multidão cantando, aplaudindo e soltando pássaros. No céu, pequenos monomotores praticando acrobacias aéreas soltariam pétalas de rosas brancas. No estádio do Engenhão, o time do Botafogo e seus torcedores fariam um minuto de silêncio. Roberto Carlos dedicaria uma canção a seu fã. A presidente faria um pronunciamento lamentando tamanha perda. A morte de meu pai ganharia destaque nos próximos calendários para que jamais esquecêssemos do dia em que perdemos um exemplo de dignidade, caráter e hombridade.
Isso tudo se houvesse justiça.
Sem grandes eventos, meu pai se foi. Assim como optou em vida, ele partiu de maneira discreta. Sem alardes, sem espetáculos e sem caprichos. O que jaz enterrado não é mais ele. É apenas o invólucro inútil. Meu pai está em cada abraço que me consola, em cada aperto de mão que lamenta a despedida. Meu pai está nas histórias engraçadas que recordamos. Ele está nos atos que ficarão para sempre na memória de muitas pessoas agradecidas por tudo que ele fez sem esperar nada em troca. Meu pai está em mim e na responsabilidade que assumo de honrar seu nome.
Assim como todo herói, meu pai permaneceu anônimo, protegido por uma identidade secreta, de modo que seu desfecho se deu sem ruídos e sem inimigos.
Minhas palavras são tolices. Um desabafo de quem, assim como tantos, não consegue admitir a perda de seu ídolo. Puro egoísmo, pois é este o caminho que todos seguiremos e não nos cabe protestar por quem partirá primeiro.
Pai, nem a vida nem a morte são justas, mas seu descanso se dá com a certeza de dever cumprido. Um coração sereno que cumpriu sua função até o último pulsar e uma consciência tranqüila de quem partiu sem nada dever.
Feche os olhos e deixe o sono te levar. O raro e precioso sono dos justos.
Eu te amo, pai.

4 comentários:

Maiby Martins disse...

sou leitora do seu blog e tenho acompanhado a luta do guerreiro. infelizmente para os que ficam, nunca desejamos sua partida.
perdi meu pai e minha irmã caçula num acidente aéreo há 1 ano e sete meses e sei o que é essa dor que vc está sentindo.
desejo que Papai do Céu te dê conforto.
bejins

Glaucia disse...

Meu amor,
Você é a expressão de todo caráter, generosidade, dignidade e tantas outras qualidades transmitidas, através do exemplo, pelo seu pai.
Orgulho e admiração, agradecimento e felicidade por poder conviver, não por tanto tempo quanto gostaria, com uma pessoa inigualável.
Meu sogro, com quem eu também ainda queria viver tantas coisas, está te abençoando e te admirando, orgulhoso do filhão que ele criou!
Sei que são apenas palavras que não amenizam a sua dor e não lhe convencem de que não era para ele ter ido tão cedo...
Eu estou aqui, estarei sempre ao seu lado, admirando esse homem grandioso, filho de outro grande homem.Te amo! Bjs

Gio Gomes disse...

Jogaremos dominó! Prometo me esforçar para não comemorar, caso ganhe, até pq jogo mto mal!

Saudações!
Gio Gomes

Luck santiago disse...

Quando chguei à metade do texto, precisei de uma pausa para secar as lágrimas. Pessoas diferentes, pais diferentes, e sempre os mesmo sentimentos...
Luz e força!